2 de dezembro de 2010

A importância da vitamina C...


Quem achava que a vitamina C era útil somente para prevenir gripes e resfriados, enganou-se. Ela tem muitos mais benefícios para nossa saúde e até mesmo para beleza.
Essa rica vitamina neutraliza a ação dos radicais livres, preservando a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce. Uma alimentação rica em vitamina C auxilia na absorção do cálcio, como consequência no fortalecimento dos ossos, favorece a síntese de colágeno, o que melhora a cicatrização. Os benefícios ainda não param – ela ainda auxilia na absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal, presente nas leguminosas (feijões, ervilhas, soja, lentilha e grão de bico) e vegetais verdes escuros evitando a anemia, principalmente em vegetarianos.
Altere pequenos hábitos para aumentar a dosagem de vitamina C, substitua o vinagre para temperar a salada por limão, consuma frutas cítricas de sobremesa, substitua sucos artificiais ou refrigerantes por sucos naturais.
Muito se diziam que o consumo de suco de frutas deveria ser imediato após seu preparo para evitar a perda dos nutrientes, realmente a vitamina C se oxida com facilidade, mas pesquisas da Embrapa revelaram que um copo de suco de laranja após 4 horas de preparo apresenta perda de 24% da vitamina, ou seja, ainda restam 76% dessa vitamina. O que vale a pena consumir mesmo não sendo imediatamente após seu preparo.
A vitamina C é facilmente encontrada em alimentos do cotidiano como limão, laranja, acerola, goiaba, kiwi, morango, abacaxi, mamão, tomate, brócolis, couve, pimentão verde ou vermelho.
“Inclua-os em suas refeições, ganhe saúde e beleza.”

2 comentários:

  1. Pra vc...nutri que fez da minha alimentação algo muito mais saudável....um ótimo Natal e um 2011 repleto de realizações. Te amo.

    ResponderExcluir