5 de outubro de 2010

Três palavras chaves fazem a diferença...

Hoje em dia a mídia, a internet, revistas e outros meios de comunicação estão sempre abordando assuntos sobre a alimentação saudável e nutrição. Todos sabem como fazer para adotar bons hábitos, difícil mesmo é colocar a teoria em prática.
A mudança de hábitos alimentares requer determinação e principalmente a paciência. Pessoas buscam uma redução de peso imediata e normalmente para uma determinada situação – casamento de uma prima, feriado na praia com os amigos, a busca de um par ideal, o verão, a festa de ano novo, entre outros eventos e motivos.
Essa redução imediata acontece normalmente com “dietas milagrosas”, reduções drásticas de alimentos, dicas de conhecidos, shakes e remédios.
Quem já provou desses métodos, comprovou que de eficaz nada tem, talvez por um breve período tenha alguma redução de peso, mas a longo prazo, o indivíduo corre o risco de ficar com o peso mais elevado do que antes de iniciar uma dieta maluca.
Não existem fórmulas mágicas e nenhuma das torturas a que muitos se submetem garantem resultados. O precisa acontecer é cessar a busca pelo corpo perfeito e buscar primeiramente a saúde, não para um evento, e sim para sempre.
Estar magro, ter uma pele viscosa, o intestino funcionando regularmente, cabelos sedosos, unhas fortes, são apenas consequências de uma alimentação equilibrada e saudável a longo prazo. Temos que nos preocupar em estar bem “por dentro”, quando suas células estão bem nutridas, seu exterior transparece isso.
Uma alimentação saudável deve fornecer em quantidades satisfatórias calorias, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes, assim o organismo realiza todas as funções em equilíbrio e se desenvolve adequadamente.
Nenhum alimento deve ser consumido “à vontade”, até mesmos os mais naturais. Frutas são benéficas, mas e se eu comer três melancias por dia?
Aplique três palavras em sua alimentação: VARIEDADE, EQUILÍBRIO E MODERAÇÃO. E sinta a diferença.
Os alimentos industrializados, ricos em sódio, açúcar, gordura, embutidos, doces e frituras devem ser consumidos esporadicamente e esses fazem parte da rotina alimentar da maioria dos brasileiros. Já as frutas, verduras, legumes e água que deveriam ser consumidos diariamente são as exceções nos pratos.
Nenhum alimento deve ser excluído da dieta, com exceções de pessoas que apresentem restrições alimentares e alguma patologia, o que não podemos é fazer dos alimentos que devemos consumir moderadamente a base de nossas refeições diárias.
Comer de forma equilibrada e moderada é um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu futuro.
Quer garantir uma vida longa e saudável? Invista em você todos os dias!


Um comentário: