13 de outubro de 2010

Gordura trans

Gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação. Ela começou a ser utilizada há mais de 50 anos em grande escala pelas indústrias alimentícias como alternativa à gordura de origem animal, acreditavam que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde.
 Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde, porém o processo de hidrogenação deixa a gordura vegetal mais sólida. O excesso dessa gordura presente rotineiramente na alimentação, além de aumentar o LDL (“colesterol ruim”) e diminuir o HDL (“colesterol bom”) , auxilia na formação de placas de gorduras, eleva o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.
Tudo isso porque a gordura trans não é sintetizada pelo organismo e, por isso, deve ser consumida esporadicamente. Países como a Dinamarca e a Suíça já a proibiram.
Atenção aos rótulos...
Hoje, quase todos os produtos industrializados apresentam em seus rótulos “zero gordura trans”, porém a grande maioria desconhece a determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quando uma porção do alimento possuir até 0,2% de gordura trans, o rótulo pode dizer que o produto contém 0 grama da mesma, o que não é verdade. E muitas vezes o consumidor se engana ao ingerir algo que acredita que por “não ter” a gordura trans, é um produto saudável. E muitas vezes consumimos além de uma porção e acabamos ingerindo muito mais do que se imagina da gordura.
Um exemplo, em um rótulo de bolacha recheada, uma porção equivale à duas bolachas e se esta contiver 0,2g de gordura trans, o fabricante pode afirmar que o produto é livre dela. Mas a verdade é que se uma pessoa consumir 20 bolachas terá consumido os 2g da gordura sem saber.
Para ter certeza de que você não está sendo enganado por nenhum fabricante, se atente na lista de ingredientes dos produtos, se tiver gordura vegetal hidrogenada na composição do mesmo, é melhor retirar esse alimento da sua rotina alimentar. Atenção com sorvetes, bolachas recheadas, chocolates, produtos de microondas, salgadinhos e outros alimentos.
A gordura trans que os alimentos escondem...

 Cuide de você todos os dias!

Um comentário:

  1. Ei Vanessa,

    Obrigada pela visita. Gostei muito do seu blog tbm. Vamos sempre trocar figurinhas... rs.
    Abraço.

    ResponderExcluir