23 de setembro de 2010

Excesso de sódio

O sódio é considerado um mineral essencial para o nosso organismo, está envolvido na transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio do fluídos. Esse mineral, juntamente com o cloro forma o tempero utilizado em maior escala nos últimos tempos, o popular SAL!
Hoje o consumo de sódio pela população brasileira chega ser de 3 a 5 vezes superior ao recomendado e todo esse excesso tem gerado perda de cálcio pela urina, edemas, aumento da pressão arterial, podendo causar problemas cardiovasculares e renais.
A recomendação de sódio para crianças de 1 a 3 anos é 1g/dia, sendo que um único pacotinho de miojo chega a ter quase 2g de sódio. E muitas mães acham que um macarrãozinho tão prático não apresenta nenhum mal, pelo contrário é vantajoso até demais ter uma janta em apenas 3 minutos.
Essa preocupação não deve ser exclusiva com os pequenos, a recomendação diária para adultos é de 1,5g, sendo o valor máximo permitido 2,3g/dia. A vida moderna vem retirando tempo, saúde, vivência e retirou também as saborosas ervas aromáticas da alimentação, essas foram substituídas por caldos de galinhas, carne e temperos prontos.  Afinal quem vai querer a mão cheirando a tempero o resto do dia?
Adicionado a isso tudo ainda temos as refeições industrializadas recheadas de sódio, para desespero do nosso coração.
Sejamos mais criteriosos com o que comemos...analisem os rótulos dos alimentos antes de consumi-los,todos os alimentos industrializados têm sódio em sua composição. Assim fica fácil ultrapassar qualquer recomendação diária.
Prefira temperos e alimentos naturais, afinal as indústrias já estão ricas com tantos industrializados recheando as despensas da população e em contrapartida estamos ficando cada vez mais pobres...de SAÚDE!
Com saúde não se brinca!!!!

Um comentário:

  1. Vou tentar diminuir meus caldos de galinha....mas confesso que é bastante difícil, embora acredite ter em casa uma alimentação bastante saudável, pois tenho uma excelente "personal nutri".

    ResponderExcluir