27 de dezembro de 2010

Ah...o verão!


A estação mais quente do ano chegou e quem não cuidou da saúde o ano todo, quer alguma solução imediata e milagrosa para fazer bonito nas férias.
Não adianta querer perder em um mês os quilinhos que foram ganhos ao longo de um ano, porém isso não significa que você não deva fazer nada para reverter esse quadro. Comece agora a mudar seus hábitos alimentares para chegar ao próximo verão de bem com o seu corpo.
As altas temperaturas do verão fazem com que muitas pessoas fiquem indispostas para ter uma alimentação saudável. E é essa indisposição faz com que muitos comam inadequadamente, “pulem” refeições, ingeria alimentos gordurosos e pesados e hidrate-se pouco;
Mude isso, faça escolhas inteligentes, aposte em frutas, legumes e verduras, pois são de fácil digestão, porém cuidado com os molhos adicionados nas saladas, geralmente esses são muito gordurosos, prefira o tradicional azeite, limão e sal.
Alimentos produzidos com gordura, leite e ovo requerem maior atenção, pois necessitam de armazenamento adequado e o calor aumenta a proliferação de bactérias, que podem ocasionar uma intoxicação alimentar. Além disso, alimentos muito gordurosos e o excesso de bebidas alcoólicas são prejudiciais a sua alimentação. 
Por isso, prefira alimentos leves e de fácil digestão, coma várias vezes ao dia, aposte em sucos naturais, água de coco e chás gelados para manter a hidratação. Quando der aquela vontade de comer doces, evite os com muito açúcar, pois são absorvidos rapidamente e acabam elevando os níveis de glicose no sangue, substitua-os por sorvetes à base de frutas ou frozen yougurte, evitando as caldas e outros complementos.
Com uma alimentação saudável é possível para curtir o verão sem deixar a boa forma e principalmente a saúde de lado.
Adote uma alimentação leve, menos calórica, saudável e equilibrada e mexa seu corpo, seja ao ar livre ou em academias, faça algo por você durante os dozes meses do ano.
Não pense em corpo sarado no verão, pense em saúde o ano todo!

2 de dezembro de 2010

A importância da vitamina C...


Quem achava que a vitamina C era útil somente para prevenir gripes e resfriados, enganou-se. Ela tem muitos mais benefícios para nossa saúde e até mesmo para beleza.
Essa rica vitamina neutraliza a ação dos radicais livres, preservando a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce. Uma alimentação rica em vitamina C auxilia na absorção do cálcio, como consequência no fortalecimento dos ossos, favorece a síntese de colágeno, o que melhora a cicatrização. Os benefícios ainda não param – ela ainda auxilia na absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal, presente nas leguminosas (feijões, ervilhas, soja, lentilha e grão de bico) e vegetais verdes escuros evitando a anemia, principalmente em vegetarianos.
Altere pequenos hábitos para aumentar a dosagem de vitamina C, substitua o vinagre para temperar a salada por limão, consuma frutas cítricas de sobremesa, substitua sucos artificiais ou refrigerantes por sucos naturais.
Muito se diziam que o consumo de suco de frutas deveria ser imediato após seu preparo para evitar a perda dos nutrientes, realmente a vitamina C se oxida com facilidade, mas pesquisas da Embrapa revelaram que um copo de suco de laranja após 4 horas de preparo apresenta perda de 24% da vitamina, ou seja, ainda restam 76% dessa vitamina. O que vale a pena consumir mesmo não sendo imediatamente após seu preparo.
A vitamina C é facilmente encontrada em alimentos do cotidiano como limão, laranja, acerola, goiaba, kiwi, morango, abacaxi, mamão, tomate, brócolis, couve, pimentão verde ou vermelho.
“Inclua-os em suas refeições, ganhe saúde e beleza.”