27 de março de 2012

Óleos...


Fazia tempo que não postava nada, mas vim comentar sobre duas estrelas da vez que caíram no gosto de muitos: os óleos de coco e de cártamo. Esses dois óleos estão sendo apontados como grande aliados do emagrecimento.
Auxiliar na queima de gordura, diminuir o apetite e combater o colesterol ruim. Promessas tentadoras do óleo de cártamo. Porém alguns relatos associaram seu consumo com o aumento da glicemia de jejum e dores de estômago. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, interdição cautelar de quatro lotes de óleo de cártamo de algumas empresas. Por não haver comprovação da segurança de uso e eficácia, o CLA não é permitido em alimentos no Brasil desde 2007. Nos alimentos interditados cautelarmente pela Anvisa foram encontrados quantidades de CLA superiores a 70% da composição do produto.
Já o óleo de coco teve seu consumo 500% maior após uma fatídica reportagem na televisão prometendo mundos e fundos em seu nome: sete vezes mais perda de peso do que você alcançaria em uma dieta comum com bônus de sensação de saciedade. O óleo pode ser ingerido em cápsulas ou em colheradas, mas sua maior vantagem é a versatilidade de uso. Temperar saladas, utilizar no preparo de pratos e ainda manter as propriedades emagrecedoras são algumas das possibilidades. Alguns relatos associaram seu consumo com alteração na consistência das fezes.
Temos alguns pontos a serem lembrados antes de começar a consumir indiscriminadamente esses produtos que aparecem como milagrosos. O primeiro é que nada — benefícios ou prejuízos — foi provado em relação aos óleos, o que basta para impedir que muitos recomendem as substâncias como emagrecedoras. A propaganda de garantias milagrosas pode aumentar a frustração e ansiedade das pessoas que pretendem (e necessitam) perder peso.
As pessoas estão sempre em busca de algo milagroso! Não existe outra solução a não ser adotar a alimentação saudável e uma atividade física com parte da rotina diária. Alimentação saudável e saúde não têm prazo de término, devemos ter equilíbrio sempre e para sempre. Com certeza existem alimentos e suplementos que aceleram o metabolismo e auxiliam na hora de reduzir medidas, porém eles não trabalham sozinhos.

Pensemos menos em estética e mais em saúde!