7 de outubro de 2011

Diet x Light



Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos o consumo de produtos diet e light aumentou de 1998 a 2008 em 800%. Mesmo assim, muitos consomem sem saber ao certo as reais diferenças entre esses alimentos, por isso vamos entender essas nomenclaturas.
Um alimento diet é aquele que apresenta 100% de isenção de determinado nutriente, como exemplo: o glúten, o açúcar, o sódio, o colesterol ou a gordura. Esses produtos são desenvolvidos, em sua essência, para atender a grupos específicos, como as pessoas que vivem com diabetes e não devem consumir açúcar.
Muitos usam produtos diet também em reeducação alimentar, porém nem sempre a isenção de uma substância implica em redução de calorias. Um exemplo é chocolate diet, onde temos o açúcar substituído pelo adoçante, porém para torná-lo mais palatável, há gordura adicionada em fórmula, por isso o valor calórico aumenta. Assim, o produto continua sendo indicado para os diabéticos, pois apresenta zero teor de açúcar, mas não traz vantagem para quem quer perder peso.
Já os produtos light, precisam ter uma redução de no mínimo 25% de qualquer nutriente, comparado ao alimento convencional. Muitas vezes um alimento light de uma marca tem a mesma caloria do convencional de uma concorrente. E para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim se tiver a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) isso não interfere na quantidade de calorias do alimento
É importante lembrar que esses produtos devem ser consumidos nas porções recomendadas. Geralmente as pessoas acreditam que por ter menos calorias, podem acabar consumindo mais.

No momento das compras compare as informações nutricionais, escolha o mais saudável, escolha viver bem.