11 de setembro de 2011

Estresse...


Por conta da vida agitada e da correria do cotidiano, o estresse acomete grande parte da população. Para combatê-lo é preciso adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada e variada, praticar exercícios físicos com regularidade, manter qualidade de vida, equilíbrio do organismo e bem estar em harmonia.
O estresse diminui as reservas de serotonina, responsável pela sensação de bem estar e essa carência aumenta a vontade de comer em excesso, especialmente açúcar, essa é uma tentativa do organismo de elevar a concentração de serotonina. Muitos acreditam que o chocolate traz a sensação de bem estar, mas na verdade, o chocolate alivia momentaneamente a sensação de nervosismo. O efeito é comparável a uma droga, depois que passa a sensação de “relaxamento" a ansiedade volta e com mais intensidade.
Alimentos fontes de triptofano, como leite e derivados, castanhas, banana, leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, soja), alguns carboidratos integrais como pães, biscoitos, massas e arroz, além das frutas, verduras e legumes são boas pedidas para adicionar em sua rotina alimentar, pois esses alimentos diminuem a ansiedade, já que o triptofano se transforma em serotonina no organismo, aumentando a sensação de prazer.
Nunca é demais lembrar que é fundamental ter uma alimentação completa e equilibrada, que contenha todos os grupos alimentares nas proporções indicadas para cada indivíduo, para isso é necessário o acompanhamento de um profissional.
Relaxe, seja feliz, mantenha um dia-a-dia saudável e mande o estresse para bem longe!