6 de agosto de 2011

Saúde...

Dia 07 de agosto é comemorado o dia mundial da saúde e todos querem ter saúde e bem estar em harmonia nos aspectos físicos, mentais e sociais. Como garantir boas doses de saúde na alimentação, a grande maioria já sabe, pode-se ler diariamente em jornais, revistas, livros e pela internet sobre os nutrientes, benefícios e malefícios que os alimentos trazem para o organismo, o mais difícil é aplicar toda a teoria adquirida no cotidiano de todos.
Primeiramente a palavra dieta deve ser riscada do vocabulário das pessoas que pretendem aliar a alimentação com saúde e bem estar, o segredo é substituí-la pela reeducação alimentar e de hábitos, sem prazos para que isso termine afinal ter saúde através da alimentação deve ser sempre e para sempre. Adotar hábitos alimentares saudáveis não ocorre repentinamente, cada dia com uma alimentação saudável e equilibrada é como se fosse um treino, que exige esforço e dedicação, mas gradativamente é possível transformar os hábitos alimentares até que eles façam parte da rotina sem que se perceba.
Dietas restritivas geram compulsões alimentares, que geram culpa e fazem de toda dieta um verdadeiro martírio. Por isso que muitos não obtêm êxito em com seu plano alimentar.
É importante perceber qual a verdadeira razão em estar se alimentando, se realmente está com fome para se alimentar ou se está confundindo-a com algum sentimento, seja culpa, raiva, ansiedade, estresse, tristeza ou até mesmo felicidade. Comer além de estar associada a confraternizações, recordações e pessoas, também é uma grande fonte de satisfação e prazer, quando essa relação se torna um mecanismo de compensação, estamos criando uma relação muito perigosa com a comida, pois a pessoa passa a viver para comer e não comer para viver.
Não é necessário ficar paranóico com os alimentos saudáveis e não saudáveis, o que é preciso fazer é manter um equilíbrio constante, de forma que a alimentação saudável predomine na maioria das vezes. Afinal o maior beneficiado será você.
Como você se imagina daqui a 10 anos? O seu futuro você decide hoje, adotar bons hábitos alimentares depende de você.