12 de junho de 2011

Aveia...


A aveia é um cereal altamente nutritivo, além de ser fonte de carboidrato, vitaminas e minerais, é rico em uma fibra solúvel chamada beta-glucana que em contato com a água, forma uma espécie de gel, que serve de alimento para as bactérias benéficas intestinais - os probióticos – e tem efeito protetor sobre o cólon intestinal, além de estimular os movimentos intestinais e diminuir a absorção e produção de colesterol.
A beta-glucana também é responsável por grande parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo regular da aveia, como o bom funcionamento intestinal, a diminuição do colesterol total e LDL (colesterol “ruim”), atenuando o risco de doenças cardiovasculares e também existem estudos relacionando o consumo de aveia com o controle da pressão arterial e o controle da glicemia.
A aveia é um alimento funcional, ou seja, colabora para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde, mas também contém calorias. Ao incluir a aveia na alimentação diária, substitua por uma porção de um alimento fonte de carboidrato, como pão, torradas ou bolachas simples.
Para obter os benefícios desejados da aveia, o ideal é consumi-la diariamente, duas a três colheres de sopa de farelo de aveia e para potencializar os benefícios citados acima, o consumo regular de água de 35 ml por quilo de peso ideal é indispensável.


Deixe sua saúde aproveitar os benefícios dos alimentos funcionais!