22 de março de 2011

Refrigerantes...


Como são fabricados e o que realmente contém em suas fórmulas poucos sabem, o que se sabe é que os refrigerantes são mundialmente conhecidos, agradam paladares de todas as faixas etárias e ganham cada vez mais adeptos no mundo todo - principalmente entre crianças e adolescentes.
 Os dados revelados pelas pesquisas preocupam e cada vez mais associam o seu consumo à obesidade. Em média, cada brasileiro ingere 35 litros da bebida ao ano, nos EUA, o consumo cresceu mais de 450% nos últimos 50 anos.
Mas será que se todos soubessem os malefícios que se escondem atrás de uma inocente lata de refrigerante esse consumo continuaria aumentando a cada ano?
A bebida é rica em sódio, componente que quando consumido causa sede e consequentemente aumenta a vontade de ingerir mais o líquido, é rica em açúcar, uma lata contém aproximadamente sete colheres de açúcar, essa exagerada quantidade é para disfarçar o sabor do sal, contém também cafeína que é estimulante e diurético, essa diurese aumenta a sede e a vontade de beber o refrigerante, em sua composição constam também conservantes e aditivos químicos, entre outras substâncias não saudáveis. Associado a isto tudo ainda temos as chamadas calorias vazias, isto é quando um alimento apresenta pouco ou nenhum nutriente.
Esporadicamente, seu consumo não apresenta problemas à saúde, o maior problema está nos excessos e na errada rotina alimentar, se uma pessoa consumir diariamente uma lata de refrigerante, ao longo de um ano serão adquiridos 7 quilos.
O excesso de refrigerantes pode significar não só um aumento de peso, mas aumento do risco para hipertensão, problemas renais e as versões tipo “cola”, por conter alto teor de ácido fosfórico, ainda pode reduzir a absorção do cálcio, podendo causar osteoporose.
O ideal é ter cautela no consumo, principalmente quando o público for infantil. Quem nunca viu uma mamadeira cheia de refrigerante? Pois é, não podemos esquecer que a criança não tem poder aquisitivo, acaba consumindo o que é servido. E quanto mais cedo a criança tem contato com um alimento, maior a probabilidade de este fazer parte da sua rotina alimentar.
Que tal investir em bebidas saudáveis como a água, água de coco, sucos naturais e leite, não só para os pequenos, mas para a família toda?
Seja um exemplo para sua família, comece hoje a mudar sua rotina alimentar por um amanhã mais saudável!