21 de fevereiro de 2011

Celulite...


Esse temido nome pelo universo feminino, indica que existe alguma coisa errada com o corpo, por isso é importante equilibrá-lo.
A celulite é causada devido a soma de várias alterações que são acionadas por fatores como: herança genética, sedentarismo, problemas circulatórios, fumo, álcool, desequilíbrio hormonal e alimentação inadequada.
Para combater a celulite não existe fórmula mágica. Os cremes até ajudam, mas precisam ser usados em conjunto com uma dieta equilibrada e exercícios físicos.
Na alimentação, a primeira atitude a ser tomada é reduzir a ingestão de produtos ricos em sódio, pois em excesso auxiliam na retenção de líquidos, opte por temperos naturais. Evite o excesso de doce e guloseimas, pois o açúcar em excesso não é transformado em energia para o nosso corpo e acaba sendo armazenado na forma de gordura, outro grupo que ajuda no aparecimento das celulites é a gordura, pois são muito calóricos, principalmente as frituras, chantilly e creme de leite. O café, a água com gás e os refrigerantes, também entram na lista dos vilões, pois eles favorecem o inchaço e isso faz com que a irrigação dos tecidos seja comprometida.
Já o consumo de proteínas magras, tem um papel importante na recuperação do tecido colágeno. A água é um ingrediente que não pode faltar no cardápio anti-celulite, seu consumo combate o inchaço, ajuda a limpar o organismo e o mantém hidratado. Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino, já as frutas, verduras e legumes fornecem importantes nutrientes - as vitaminas e minerais que são fundamentais para a regeneração da pele.
Não é necessário ficar paranóica, nem obcecada por um padrão irreal, afinal toda mulher tem celulite, umas mais evidentes que outras. Na luta pelo corpo ideal a prioridade deve ser saúde, equilíbrio e bem estar.

Mulheres – preocupem-se em estar bonitas por dentro, assim a beleza externa será apenas consequência.

8 de fevereiro de 2011

Café da manhã...


        Todo mundo está cansado de ouvir que o café da manhã ou o desjejum é a principal refeição do dia e esse título é mais do que merecido, afinal no período da manhã as pessoas estão em jejum prolongado, assim o café da manhã é a primeira fonte de nutriente do dia que o corpo receberá.
        Pesquisas indicam que quem consome o café da manhã costuma manter uma alimentação saudável ao longo do dia, pois quem mantem o jejum prolongado acaba consumindo um maior volume de comida no almoço, exagerando na quantidade e consequentemente nas calorias. Além de ter seu déficit de atenção diminuído.
        E a dúvida sempre fica - O que consumir?
        É difícil descrever o ideal, afinal as porções variam de acordo com a faixa etária, sexo e atividade física praticada.
       Independente desses fatores o ideal é consumir:
- Carboidrato: pão, bolacha, cereal matinal, torrada - de preferência na versão integral, que possui maior quantidade de fibras em sua composição, auxiliando no funcionamento do intestino e promovendo maior saciedade. Quem busca a redução de peso deve tomar maior cuidado com o tamanho das porções.
- Proteína: leite, iogurte, queijo, requeijão - de preferência na versão com menor taxa de gordura – leites desnatados e queijos brancos.
- Frutas: é importante que pelo menos uma opção de fruta esteja presente no café da manhã. Quanto maior a diversidade deste grupo, melhor o aproveitamento de vitaminas e minerais, os quais variam de fruta para fruta. A opção do suco natural também é valida, de preferência sem adição de açúcar.

Comece seu dia bem, invista em um café da manhã saudável!