26 de janeiro de 2011

Leite...



É o primeiro alimento a ser consumido por todos, seja através do aleitamento materno ou de fórmulas lácteas, já na fase adulta muitos ficam em dúvida em consumi-lo ou não.
Realmente seu nome está envolvido em grandes polêmicas e controvérsias, porém a maioria dos especialistas concorda sobre seus benefícios e recomenda seu consumo.
O leite é rico em proteína de alta qualidade e de fácil absorção, tem cálcio de sobra, vitaminas A, D, E e do complexo B, além de ser rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, causadora da sensação de bem-estar. Quer mais vantagem? ...ainda não foi comprovado, mas estudos apontam que esse poderoso alimento  também auxilia na diminuição da gordura abdominal.
Algumas pessoas não toleram o leite e sentem desconfortos como: gases, diarréia, dores no estômago ao ingeri-lo, isso ocorre porque não conseguem digerir o principal açúcar do leite – a lactose, por deficiência em uma enzima chamada lactase que degrada o açúcar presente no alimento, essa intolerância pode ser por tempo determinado e existem pessoas que convivem a vida toda com isso. Nesses casos, recomenda-se a substituição pelo leite de soja , mas é necessário que ele seja fortificado com cálcio, já que a soja naturalmente não possui esse importante mineral  para manutenção dos ossos.
O ideal são 3 porções diárias para garantir a dose recomendada de cálcio e usufruir de seus benefícios, seus derivados como o queijo e o iogurte também são ricos no mineral.
Dê preferência às versões com menor taxa de gordura, substitua o leite integral pela versão desnatada, que possui os mesmos nutrientes que o integral, com exceção do teor de gordura. Se a adaptação for difícil opte pela opção semi-desntada, que é intermediária entre a versão integral e desnatada.
“Hábitos alimentares corretos ajudam a manter o organismo saudável por toda vida.”