23 de outubro de 2010

O poder das cores...

Todos já ouviram que quanto mais colorida uma alimentação, maior os benefícios adquiridos. Isso porque o que dá cor aos alimentos é o teor de nutrientes específicos encontrados nos mesmos.
Conheça os benefícios de cada cor...
Alimentos ROXOS fornecem antioxidante que impedem a formação de coágulos sanguíneos, combatendo doenças cardiovasculares e cânceres.
Fontes: Berinjela, uva, beterraba, amora, açaí, jabuticaba, repolho roxo.
Alimentos VERDES blindam o organismo contra o câncer de cólon e problemas oftalmológicos.
Fontes: Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, agrião, pimentão verde, brócolis, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.
Alimentos VERMELHOS ajudam a reduz riscos de tumores de próstata e pulmão.
Fontes: Caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate.
Alimentos BRANCOS contêm flavina, minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes, que favorecem a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas, além de brecarem a ação dos radicais livres.
Fontes: Alho, banana, batata, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, rabanete.
Alimentos LARANJAS fornecem betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A no corpo e , assim, preservam a visão.
Fontes: Pêssego, mamão, cenoura, abóbora, manga, maracujá, pimentão amarelo.
Alimentos MARRONS são ricos em fibras, regulando o funcionamento do intestino, também ajudam a controlar o colesterol e o diabetes. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E, que possuem efeito antioxidante, vasodilatador e anticoagulante.
 Fonte: Amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, canela, castanha,  grão-de-bico, feijão, lentilha, nozes, pão integral,  soja.
Aumente e varie as cores em sua rotina alimentar, o maior beneficiado será você mesmo!

13 de outubro de 2010

Gordura trans

Gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação. Ela começou a ser utilizada há mais de 50 anos em grande escala pelas indústrias alimentícias como alternativa à gordura de origem animal, acreditavam que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde.
 Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde, porém o processo de hidrogenação deixa a gordura vegetal mais sólida. O excesso dessa gordura presente rotineiramente na alimentação, além de aumentar o LDL (“colesterol ruim”) e diminuir o HDL (“colesterol bom”) , auxilia na formação de placas de gorduras, eleva o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.
Tudo isso porque a gordura trans não é sintetizada pelo organismo e, por isso, deve ser consumida esporadicamente. Países como a Dinamarca e a Suíça já a proibiram.
Atenção aos rótulos...
Hoje, quase todos os produtos industrializados apresentam em seus rótulos “zero gordura trans”, porém a grande maioria desconhece a determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quando uma porção do alimento possuir até 0,2% de gordura trans, o rótulo pode dizer que o produto contém 0 grama da mesma, o que não é verdade. E muitas vezes o consumidor se engana ao ingerir algo que acredita que por “não ter” a gordura trans, é um produto saudável. E muitas vezes consumimos além de uma porção e acabamos ingerindo muito mais do que se imagina da gordura.
Um exemplo, em um rótulo de bolacha recheada, uma porção equivale à duas bolachas e se esta contiver 0,2g de gordura trans, o fabricante pode afirmar que o produto é livre dela. Mas a verdade é que se uma pessoa consumir 20 bolachas terá consumido os 2g da gordura sem saber.
Para ter certeza de que você não está sendo enganado por nenhum fabricante, se atente na lista de ingredientes dos produtos, se tiver gordura vegetal hidrogenada na composição do mesmo, é melhor retirar esse alimento da sua rotina alimentar. Atenção com sorvetes, bolachas recheadas, chocolates, produtos de microondas, salgadinhos e outros alimentos.
A gordura trans que os alimentos escondem...

 Cuide de você todos os dias!

5 de outubro de 2010

Três palavras chaves fazem a diferença...

Hoje em dia a mídia, a internet, revistas e outros meios de comunicação estão sempre abordando assuntos sobre a alimentação saudável e nutrição. Todos sabem como fazer para adotar bons hábitos, difícil mesmo é colocar a teoria em prática.
A mudança de hábitos alimentares requer determinação e principalmente a paciência. Pessoas buscam uma redução de peso imediata e normalmente para uma determinada situação – casamento de uma prima, feriado na praia com os amigos, a busca de um par ideal, o verão, a festa de ano novo, entre outros eventos e motivos.
Essa redução imediata acontece normalmente com “dietas milagrosas”, reduções drásticas de alimentos, dicas de conhecidos, shakes e remédios.
Quem já provou desses métodos, comprovou que de eficaz nada tem, talvez por um breve período tenha alguma redução de peso, mas a longo prazo, o indivíduo corre o risco de ficar com o peso mais elevado do que antes de iniciar uma dieta maluca.
Não existem fórmulas mágicas e nenhuma das torturas a que muitos se submetem garantem resultados. O precisa acontecer é cessar a busca pelo corpo perfeito e buscar primeiramente a saúde, não para um evento, e sim para sempre.
Estar magro, ter uma pele viscosa, o intestino funcionando regularmente, cabelos sedosos, unhas fortes, são apenas consequências de uma alimentação equilibrada e saudável a longo prazo. Temos que nos preocupar em estar bem “por dentro”, quando suas células estão bem nutridas, seu exterior transparece isso.
Uma alimentação saudável deve fornecer em quantidades satisfatórias calorias, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes, assim o organismo realiza todas as funções em equilíbrio e se desenvolve adequadamente.
Nenhum alimento deve ser consumido “à vontade”, até mesmos os mais naturais. Frutas são benéficas, mas e se eu comer três melancias por dia?
Aplique três palavras em sua alimentação: VARIEDADE, EQUILÍBRIO E MODERAÇÃO. E sinta a diferença.
Os alimentos industrializados, ricos em sódio, açúcar, gordura, embutidos, doces e frituras devem ser consumidos esporadicamente e esses fazem parte da rotina alimentar da maioria dos brasileiros. Já as frutas, verduras, legumes e água que deveriam ser consumidos diariamente são as exceções nos pratos.
Nenhum alimento deve ser excluído da dieta, com exceções de pessoas que apresentem restrições alimentares e alguma patologia, o que não podemos é fazer dos alimentos que devemos consumir moderadamente a base de nossas refeições diárias.
Comer de forma equilibrada e moderada é um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu futuro.
Quer garantir uma vida longa e saudável? Invista em você todos os dias!